Dia Mundial do Rock

by - sábado, julho 13, 2013


Hoje dia 13 de julho é o dia Mundial ou Internacional do Rock.
Mas por que dia 13 de julho? 
Eu e minha curiosidade fomos procurar saber qual o motivo e vou contar aqui para vocês.

Essa data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, que foi um dos maiores eventos de rock e  aconteceu nessa data, em 1985.
Bob Geldof (cantor e compositor irlandês) organizou o Live Aid, com shows simultâneos, que aconteceram em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos).

O objetivo dos shows era conseguir fundos para ajudar a Africa no combate a fome e a miséria. 
Para chamar atenção para causa vários artistas famosos da época marcaram presença no evento, como: Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen (♥), David Bowie, Mick Jagger, Scorpions, U2, Paul McCarteney, Phil Collins, Black Sabbath, BB King, Elton John, Duran Duran, entre outros.









Em Londres o show foi realizado no Wembley Stadium, com uma platéia de aproximadamente 82.000 pessoas!!! Isso é muita gente!





E na Filadélfia (Estados Unidos) os shows aconteceram no John F. Kennedy Stadium, com aproximadamente 99.000 pessoas. Alguns artistas também se apresentarm em Moscou, Japão e Sydney.






Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.
Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos—estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo. (Wikipédia).
John F. Kennedy Stadium (Filadélfia)


AH..uma coisa importante. Apesar da data ser chamada de "Dia Mundial do Rock", ela só é comemorada aqui no Brasil. =/
E só começou a ser celebrada aqui no país lá pelo ano de 1990, quando a rádio 89 FM e 97 Fm (especializadas em rock) começaram a mencionar a data na programação.
A partir daí é que a data começou a ser popular em todo país, mas no resto do mundo, hoje não é dia "Mundial" do Rock.
Lá nos States algumas pessoas comemoram a data no dia 9 de julho, em homenagem a um programa chamado "American Bandstand", que estreou nesse dia e que ajudou a popularizar o Rock and Roll nos EUA.

E aí gostaram da informação? É legal descobrir essas coisas não é? 
As vezes saímos por aí comemorando e falando de algo que nem sabemos o que significa e porque é assim ou assado.
Espero que tenham gostado e compartilhem com seus amigos.

beijos e Feliz Dia do Rock!
\õ/




You May Also Like

0 comentários