O que é Escala Pantone? Para que serve? Quem escolhe?

by - segunda-feira, abril 10, 2017


Todo profissional na área do design com certeza já ouviu falar da escala Pantone, porém a Pantone também influencia no mundo da moda e é sobre isso que vim falar hoje.

O QUE É A PANTONE?
Pantone é uma empresa americana que fornece padrões de cores.
Há mais de 40 anos a indústria de tintas Pantone desenvolveu um sistema numérico de cores e assim conseguiu manter uma regularidade, ou seja, as cores recebem códigos numéricos ao invés de somente nomes, pois esses variam e estão sujeitos ao olhar de cada um. Já com o código numérico fica mais confiável.
Por esse motivo a escala Pantone é muito utilizada nos projetos gráficos, pois ela através dos números das cores e guias consegue garantir uniformidade.
A empresa é tão importante que todo ano ela elege a cor que será destaque no ano seguinte, o que aumenta imediatamente o seu uso na comunicação visual.

E O QUE  A PANTONE TEM A VER COM MODA?
Como já falei acima, a Pantone elege as cores do ano e consequentemente isso influencia no mundo da moda, nas cores que serão destaque na estação tanto para a indústria da moda, como na do design.

QUEM ESCOLHE AS CORES?
A Pantone tem uma divisão chamada 'Pantone Color Institute', que estuda as tendências para as próximas temporadas.
Eles começaram a eleger cores a partir do ano de 1999 e desde então, todo ano a empresa reúne profissionais de vários setores, têxtil, da moda, entre outros, para definir a cor do ano seguinte.
Mas essa cor não é escolhida de forma aleatória, eles elegem um tom que tem a ver com o momento atual, o que está ocorrendo no mundo.
Como prova de que essa escolha não é aleatória, os tons de 2016 foram pensados a dedo, como uma forma de amenizar o clima de tensão e violência que marcou o mundo nos últimos meses. A combinação de Rosa Quartz e e Serenity criam uma sensação de segurança, paz e ordem e são agradáveis para o cérebro. (FONTE)
Para esse ano de 2017 a cor escolhida foi a Greenery, que representa esperança, veja o post sobre essa cor AQUI.


Acompanhe o blog nas redes e fique por dentro das novidades:

Facebook  ♥ Instagram ♥ Youtube

You May Also Like

0 comentários