O que é Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre?

by - segunda-feira, janeiro 16, 2023


Existem duas avaliações durante a gestação que são muito importantes para a observação e acompanhamento dos bebês, são elas: a Ultrassonografia Morfológica do 1º Trimestre e Ultrassonografia Morfológica do 2º Trimestre.

Com o avanço da tecnologia, a melhora da resolução e dos aparelhos de ultrassom, a anatomia fetal passou a ser melhor analisada e hoje é como se tivessem "padrões" de normalidade para os órgãos do bebê, os órgãos fetais. 

E é com base nesse conhecimento que são realizadas as Ultrassonografias Morfológicas.


O que é Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre? Por que o Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre é importante?

O Ultrassom do Primeiro Trimestre é que detalha os aspectos da formação do bebê.

Através desse exame é possível identificar algumas alterações no feto e assim diagnosticar precocemente determinadas situações e poder acompanhar com maior atenção durante o pré-natal. 


O que é avaliado no Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre?

No Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre são avaliados 3 principais pontos: 

• A medida da Translucência Nucal (TN)

• O ducto venoso

• Osso nasal


A medida da Translucência Nucal (TN)

A medida da Translucência Nucal (TN) é a medida da nuca do bebê. Ao fazer essa análise, o médico consegue identificar  casos suspeitos de Síndrome de Down.


O ducto venoso

Observar o fluxo de sangue da mãe para o bebê.

Presença do osso nasal

A calcificação do osso nasal se inicia antes de 11 semanas, dessa forma, ao realizar-se a Ultrossonografia após esse periodo já é possivel observar o osso nasal.
Quando não é possível identificar, isso pode estar associado à anomalias cromossômicas. Devendo assim uma análise mais detalhada para diagnosticar.


Quando deve ser realizado Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre?

A ultrassonografia morfológica do 1º Trimestre deve ser realizada entre as 11ª e 14ª semana de gestação.
A minha realizei na 12ª semana de gestação.


Minha experiência no Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre

Confesso que estava um pouco nervosa em relação a essa ultrassonografia, porque já havia escutado da sua importância.




O médico que a realizou a ultrassonografia não é o mesmo com que faço acompanhamento, pois minha médica não tem o aparelho em sua clínica.
No momento do exame ele perguntou se eu sabia o que era avaliado e eu disse que muito pouco, pois queria que ele me explicasse. Ele fez uma explicação breve sobre cada um dos pontos que seriam observados: a medida da TN, a presença do osso nasal e do ducto venoso.

O exame levou cerca de 10 minutos e conforme ele ia verificando, ia falando sobre cada uma das imagens.

Para você que é mamãe e irá realizar esse exame, meu conselho é: se possível leve alguém com você, de preferência seu companheiro, se não for possível, sua mãe ou amiga, dessa forma você se sentirá mais tranquila por ter alguém ao seu lado.

Tente manter a calma, embora sei que a ansiedade sempre fique ali presente, pense que esse exame serve para nos ajudar e fazer bem para nosso bebê.


Fonte:
Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde, 2016:230p. (Acesso em 14 set 2020). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_atencao_basica_saude_mulheres.pdf

O que significa medida da transluscência nucal e do osso nasal? - Núcleo de Telessaude Bahia, 2021. Acesso em 16 jan 2022. Disponível em: <https://aps-repo.bvs.br/aps/o-que-significa-medida-da-translucencia-nucal-e-do-osso-nasal/>.

You May Also Like

0 comentários